domingo, 24 de outubro de 2010

Fim de semana em Edinburgo

Depois da primeira semana de treinamento em Cambridge, resolvi dar uma voltinha em Edinburgo, capital da Escócia. Peguei um trem na estação de Cambridge e de pois de 3 baldeações e 5 horas de viagm cheguei em Edinburgo. Já era meia noite e tanto e chovia uma chuvinha fina congelante, o que me fez pegar um táxi da estação ao hotel (e olha que era bem pertinho, no outro dia quando vi a distância me senti idiota...hehe).
Meu fim de semana começou de verdade no sábado cedinho, quando sai do hotel pra dar umas voltas pela cidade. Fui parar numa das principais ruas, a Princess Street, onde está o famoso The Scott Monument.

O monumeno é bem alto, o que dificulta as fotos, dificil fazer ele sair inteirinho...haha.


A arquitetura de Edinburgo é impressionante, muito diferente de tudo que eu já tinha visto (não que eu tenha visto taaaaaantas coisas assim). Me apaixonei, a cidade é a coisa mais fofa! Da Princess Street dá pra ter um boa vista da cidade, inclusive de seu principal ponto turístico, o castelo de Edinburgo.


De frente à estação de trem saem diversos ônibus turísticos, do tipo hop on hop off, é só escolher o seu. Bom, é lógico que só porque eu estava lá havia uma manifestação (mais manisfestações na viagem nos próximos capítulos, ops, spolier), então tive que ir até a St Andrew Square, pertinho dali.
Essa ai em baixo é a tal St Andrew Square. Enquanto eu esperava a saída do ônibus o mais improvável aconteceu. Contrariando todos os sites de previsão do tempo, o céu abriu e o dia ficou liiiiindo (mas o frio era de matar).

Bom, dei uma volta com o ônibus e parei em Hollyrood Castle, a residência oficial da rainha quando ela está na Escócia. O palácio é enorme e muito bonito, mas gostei mais de Windsor (ok, acho que é culpa da casa de bonecas).

Mas o mesmo não posso falar dos jardins. O de Hollyrood dá de 10 no de Windsor, é maravailhoso. Vontade de tirar 264748 fotos (ops, tirei mesmo).

Em frente ao palácio está o paralamento escocês, projetado pelo arquiteto espanhol Enric Miralles (santo google, eu não lembrava o nome dele, mas os escoceses falam muito sobre ele). A arquitetura é muito interessante, mas destoa completamente da cidade, eu tiraria ele de lá....haha

Peguei o ônibus de novo, agora sentido ao Castelo de Edinbugo, esse ai em baixo.

Chovendo no molhado, o castelo é enooorme, lindo e ainda fica no alto de uma colina, o que faz você ter uma vista maravilhosa da cidade lá de cima (quase morri congelada, juro! acho que só perde pro meu primeiro dia em Amsterdam no quesito "puta que pariu vou congelar mesmo!").


A vista da cidade:


Canhões apontados para o mar. Ok, a foto não era pra mostrar os canhões e sim as três senhoras que estão na parte de baixo dela. Elas pareciam as três fadas madrinhas da Cinderela (ixi, era da Cinderela? Ó céus, manjo nada de contos de fada). Elas estavam fofíssimas com os casacos coloridos e andando juntinhas. =)


Essa é a Laura, uma jornalista colombiana que conheci na fila do ônibus.Ficamos andando juntas nesse dia, o que facilitou muito minha vida na hora de tirar fotos, além de ter uma companhia divertida, claro!

Saimos do castelo já eram mais de 3 da tarde e eu sequer tinah tomado café, quanto mais almoçado. Ja estava morrendo de fome. A Laura queria ir fazer check-in no hostel dela e eu queria ir ao museu nacional, nos separamos e cada uma foi fazer as suas coisas. Combinamos de nos encontrar mais tarde pra ir ao museu do whiskey. Bom fui almoçar (antes que eu morresse, sente o drama) e fui ao museu.


Esse museu é meio que divido em parte história escocesa e uma parte meio "museu de ciências e tecnologia"


Dei umas boas voltas no museu e fui em direção à Royal Mile (de novo, é a rua onde fica o castelo, mas da outra vez eu tinha ido diretamente ao castelo, sem aproveitar a rua).
Royal Mile, símbolo de Edinburgo:
St Giles Church, ainda na Royal Mile.

Mais tarde fui encontrar a Laura no museu do Wiskey e nada da menina. Esperei por mais de meia hora do horário combinado e ela não apareceu. Beleza, fui andar sozinha mesmo. Pelo preço acabei desistindo desse passeio e fui pegar o ônibus para voltar a New Town (parte da cidade onde está a Princess Street). O frio era congelante e eu fiquei esperando terminar de anoitecer dentro de lojinhas quentinhas porque queria tirar fotos noturnas da cidade. Realizada a missão, fui jantar e dormir, me domingo seria curtinho e tinha várias coisas que eu queria aproveitar.
O domingo amanheceu bem frio e eu sai cedinho do hotel já que teria só a parte da manhã para aproveitar a cidade. Como comércio e museus só abririam depois das 10h resolvi visitar primeiro Calton Hill, um parque muito famoso na cidade. Ele fica no alto de uma colina (deu pra perceber que Edinburgo é um sobe-e-desce-desgraçado,né? haha)


Olha lá a prte do "sobe"...


De acordo com o guia do ônibus de sábado, a prefeitura de Edinburgo quis colocar em Calton Hill uns monumentos inspirados em monumentos gregos, mas o que era pra ser motivo de orgulho pra população acabou virando motivo de vergonha, porque acabou o dindin e os monumentos ficaram pela metade. Pela metade ou não, eu não achei eles motivo de vergonha não. E ainda dão fotos bem legais, haha!


Como eu sabia que faria a viagem toda sozinha e odeio depender de turistas-sem-paciência-e-bom-senso para tirar fotos, carreguei meu tripézinho na bolsa a viagem toda. Essa foi uma das fotos que fiz sozinha, do chão mesmo. Essa coisa de não ter onde apoiar atrapalhou bastante meus planos em outras partes da viagem, mas beleza, se reclamações!


Vista para Arthur´s Seat, uma das setes colinas de Edinburgo. Na verdade,Arthur´s Seat é um vulcão extinto.
Vista para o centro da cidade:


Vista para o oceano:

Eu podia passar o dia todinho em Calton Hill facinho facinho (ok, se tivesse menos vento seria um tanto mais fácil), o lugar é agradabilíssimo e a vista de morrer.

Escocês com a pernoca de fora no frio de rachar (0 que mata mesmo é o vento) e o labrador fofíssimo
Meu último passeio na cidade foi uma visita à National Galery

Voltei pro hotel correndo pra pegar a mochila e voltar para Cambridge, afinal uma vigem de 5 horas ainda me esperava.Ufa!

Um comentário:

Mazinha disse...

Adorei o cachecol! :)